top of page
  • Foto do escritorMaria Júlia Braz

Às vezes, a culpa não é nossa

Atualizado: 11 de nov. de 2023


Às vezes, a culpa não é nossa


Às vezes, a situação na qual nos encontramos não é culpa nossa. Entretanto, o que essa frase pressupõe é que, em tantas outras vezes, a culpa é sim nossa.


Aparentemente, essa segunda forma de pensar é muito mais desconfortável do que a primeira. Nós preferimos nos proteger da possibilidade de sermos algozes, do que de sermos vítimas.


E por quê? Nós sabemos, ao menos racionalmente, que somos capazes de errar. De sermos injustos e maldosos. Mas, frente a uma adversidade, parece que esquecemos disso.



 


1- O PESO DA RESPONSABILIDADE


É até fácil de entender. Se não temos culpa, não temos que lidar com o peso da responsabilidade. Mas, por outro lado, o que parecemos esquecer é que se não temos culpa, também não temos agência.


Se há algo de errado com o outro (ou com o mundo), eu não posso fazer nada. Agora, se há algo de errado comigo, pelo menos eu posso mudar esse algo.


E pode muito bem ser que a culpa por alguma situação não seja inteiramente nossa. Raramente é. Mas a parte, mesmo que pequena, sobre a qual temos autoria, essa sim pode ser mudada.



2- NÃO SE RECRIMINAR, MAS SE CONHECER


Não devemos, no entanto, nos recriminar e sair carregando fardos que não nos competem. Mas não podemos, por outro lado, nos espantar com nossas falhas, nossas culpas, a ponto de não conseguirmos entrar em contato com elas.


Por mais contraditório que pareça, a auto responsabilização nos dá uma estranha sensação de segurança e liberdade. Sabemos que podemos contar conosco para consertar aquilo que nos desagrada. Nem que sejam partes de nós mesmos.


Gostou da matéria? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades, e até a próxima!


Deseja saber mais, tirar dúvidas ou agendar sua consulta? Entre em contato nos links abaixo:

Maria Júlia Braz - Psicoterapeuta (11) 99317-7217 | mariajuliabrazcontato@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page